Workshop Meditação & Autoconhecimento

Encontro de 4h ou 8h como objetivos aprofundar e detalhar cada um dos 7 níveis de consciência pessoal e organizacional.
Não são as organizações, sistemas ou países que se transformam, mas as pessoas.

As pessoas e as organizações não agem baseadas em um único nível de consciência, e, sim, com base em um agrupamento de três ou quatro níveis. Em geral, os indivíduos tendem a focar os níveis de um a cinco e as organizações, nos três primeiros. As empresas de maior sucesso são aquelas nas quais os valores estão distribuídos em todos os níveis de consciência, denominadas de Empresas de Espectro Total.

Distribuição da Consciência

A seguir são apresentados os Sete Níveis da Consciência Pessoal e os Sete Níveis da Consciência Organizacional, mostrando onde está focalizado cada valor e os aspectos limitantes dos valores dos níveis de um a três. Os valores de quatro a sete não apresentam aspectos limitadores.

Mais-Consciente_7Niveis

Níveis de Consciência Pessoal

Nível 1: Sobrevivência 

Focaliza as questões de sobrevivência física. Inclui valores como estabilidade financeira, riqueza, segurança, autodisciplina e saúde. Os aspectos potencialmente limitadores deste nível são gerados por medos em torno da sobrevivência. Valores limitantes incluem ganância, controle e cautela.

Nível 2: Relacionamentos

Este nível se preocupa com a qualidade dos relacionamentos interpessoais. Inclui valores como comunicação, família, amizade, resolução de conflitos e respeito. Os aspectos potencialmente limitantes deste nível resultam de medos em relação à perda de controle ou consideração. Valores imitantes incluem rivalidade, intolerância e necessidade de ser gostado.

Nível 3: Auto-estima

Auto-estima – Enfatiza a questão do reconhecimento. Ele inclui valores como ser o melhor, ambição, crescimento profissional e recompensa. Os aspectos potencialmente limitantes deste nível se originam de uma baixa auto-estima ou da perda de controle. Valores potencialmente limitantes incluem status, arrogância e imagem.

Nível 4: Transformação

Focaliza a auto-realização e crescimento pessoal.  Contém valores como coragem, responsabilidade e desenvolvimento pessoal. Este é o nível em que as pessoas trabalham para se libertar de seus medos. Isso requer um questionamento contínuo das próprias crenças e pressupostos. É também o nível em que o profissional encontra equilíbrio em sua vida.

Nível 5: Significado

Foca a preocupação do indivíduo com a busca de significado e comunidade. Aqueles que operam como neste nível não pensam mais em termos de emprego ou cargo, mas em termos de missão. Este nível contém valores como comprometimento, criatividade, entusiasmo, humor/alegria, excelência, generosidade e honestidade.

Nível 6: Fazer a diferença

Traz a questão de fazer a diferença no mundo. É também o nível de envolvimento ativo na comunidade local. Indivíduos operando neste nível honram a intuição e a contribuição. Eles podem estar preocupados com o meio ambiente ou questões locais. Contém valores tais como aconselhamento, trabalho comunitário, empatia e consciência ambiental.

Nível 7: Servir

Reflete a mais alta ordem de conexão interna e externa. Ele foca no servir aos outros e o planeta. Indivíduos operando neste nível lidam bem com a incerteza. Eles demonstram sabedoria, compaixão e capacidade de perdoar, têm uma perspectiva global e estão preocupados com questões como justiça social, direitos humanos e as futuras gerações.

Níveis de Consciência Organizacional

Nível 1: Finanças

Focaliza a questão financeira e o crescimento organizacional. Inclui valores como lucratividade, valor do acionista, saúde e segurança do funcionário. Os valores potencialmente limitantes deste nível são gerados pelo medo da sobrevivência, como controle, territorialidade, cautela e exploração.

Nível 2: Relacionamentos

Relacionamentos – Contempla a qualidadedos relacionamentos interpessoais entre colaboradores e clientes/fornecedores e inclui valores como comunicação aberta, resolução de conflitos, satisfação do cliente, cortesia e respeito. Os aspectos potencialmente limitantes deste nível nascem de medos relacionados à perda de controle e consideração pessoal. Isso gera manipulação, culpabilização e competição interna.

Nível 3: Auto-estima

Este nível se preocupa com práticas de gestão que melhoram os métodos de trabalho e a entrega de serviços e produtos, incluindo valores como produtividade, eficiência,  crescimento profissional, desenvolvimento de habilidades e qualidade. Os aspectos potencialmente limitantes são o resultado da baixa auto-estima e da perda de controle e incluem valores como status, arrogância, burocracia e complacência.

Nível 4: Transformação

Foca a renovação contínua e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ele contém valores que sobrepõem os valores potencialmente limitantes dos níveis 1 a 3. Valores neste nível incluem responsabilidade, participação do funcionário, aprendizagem, inovação, trabalho em equipe, desenvolvimento pessoal e compartilhar conhecimento.

Nível 5: Coesão Interna

Coesão Interna – Foca o espírito de comunidade na empresa. Ele inclui valores confiança, integridade, honestidade, consciência de valores, cooperação, excelência e justiça. O resultado é alegria, entusiasmo, paixão, comprometimento e criatividade.

Nível 6: Inclusão

Foca no aprofundamento e fortalecimento dos relacionamentos e na realização do funcionário. dentro da organização inclui valores como desenvolvimento da liderança, capacidade de ser mentor, capacidade de ser coaching e realização do funcionário. Externamente inclui valores como colaboração com clientes e fornecedores, criar parcerias, alianças estratégicas, envolvimento com a comunidade, consciência
ambiental e fazer a diferença.

Nível 7: Unidade

Unidade – Reflete o nível mais alto de conexão interna e externa. dentro da organização inclui valores como visão, sabedoria, capacidade de perdoar e compaixão. Externamente inclui valores como justiça social, direitos humanos, perspectiva global e futuras gerações.

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