Programa de 8 semana mindfulness

O programa promove a construção de competências básicas em consciência plena, proporcionando resultados significativos em apenas oito semanas.

O curso tem como base os trabalhos práticos e científicos desenvolvidos pelo renomado professor de meditação Jon Kabat-Zinn. Cientista e médico, ele pode ser considerado o organizador do desenvolvimento da presença Mindfulness para o ocidente.

Kabat-Zinn realizou o primeiro programa de Consciência Plena em 1979, na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets (EUA) e obteve muito sucesso em pacientes com dores crônicas e quadros de estresse. Até então, os próprios médicos haviam reconhecido que os tratamentos convencionais não alcançavam os efeitos esperados neste grupo de pacientes. Na Escola de Medicina da Universidade de Massachussets, Kabat-Zinn criou o Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (em inglês, Mindfulness Based Stress Reduction – MBSR), em 1979. Também fundou o Centro de Mindfulness em Medicina, Saúde e Sociedade, no ano de 1995.

Durante as oito semanas do programa, um encontro por semana com duração de 2h cada, juntamente às práticas e técnicas de Mindfulness, serão combinados alguns conteúdos e dinâmicas de autoconhecimento, proporcionando uma transformação pessoal que está além de qualquer benefício.

A habilidade fundamental que você vai aprender é Mindfulness: uma maneira de prestar atenção de propósito, que traz a capacidade de não-julgamento ao que se passa no momento presente em seu corpo, na mente e no mundo ao redor.

Após o programa, convidamos os participantes para uma imersão na natureza para aprofundamento e prática integrativa das técnicas aprendidas durante os encontros. Também mantemos um grupo de estudos regular com encontros quinzenais para os que desejarem aprofundar nestes conhecimentos. Tanto as imersões como os encontros de aprofundamento são opcionais (clique aqui para mais informações)

Para quem?
Qualquer pessoa pode participar do programa, mesmo que nunca tenha meditado. Para praticantes, os encontros permitem o aprofundamento nas técnicas de Mindfulness ou meditação.

Por que funciona?
Inúmeras pesquisas desenvolvidas por neurocientistas e pesquisadores de universidades renomadas como Harvard e Massachusetts já comprovaram a relação da prática da meditação com melhorias e mudanças significativas em nosso cérebro. (Clique aqui e veja alguns vídeos comprovando os benefícios do Mindfulness)

Sara Lazer PHD – Universidade de Harvard

7 benefícios comprovados cienfificamente…

 

Dentre os diversos benefícios comprovados em estudos e pesquisas, pode-se citar que a prática de Mindfulness:
Reduz a insônia
Reduz o estresse
Reduz a ansiedade
Aumenta a criatividade
Aumenta a concentração
Melhora a saúde e o bem-estar
Melhora a inteligência emocional

Apenas 20 vagas por turma

CONTEÚDO DO PROGRAMA

Semana 1: Além do piloto automático
Assim como frequentemente “dirigimos no piloto automático” uma reflexão cuidadosa revela que nós também “vivemos no piloto automático” grande parte do tempo. Viver no modo automático traz o risco de ficarmos estagnados ruminando problemas do passado ou ansiosos por incertezas do futuro, constantemente presos nestes estados mentais negativos. Na primeira semana, utilizaremos as técnicas de Mindfulness para identificar e começar a alterar os padrões de automatização dos nossos pensamentos e ações.

Semana 2: Outra maneira de conhecimento
Quando não estamos apenas pensando, e sim perdidos no pensamento, nós ultrapassamos o ponto de virada: não estamos mais vivendo no mundo, estamos vivendo em nossa cabeça. A mente quer entender, quer uma resposta racional para tudo, porém algumas respostas não podem ser obtidas pela mente. Podemos estudar as teorias do amor, mas só sabemos o que é o amor quando sentimos o amor. O conhecimento é o mapa. A experiência é o território real.

Semana 3: Voltando para o presente
Tente ficar em silêncio por apenas um minuto sem fazer nada e você poderá verificar que sua mente provavelmente o levou para bem longe deste tempo e deste lugar, involuntariamente. Nós podemos, de maneira consciente e intencional, lembrar do passado e aprender com ele, assim como também podemos fazer planos para o futuro. Mas, quando o pensamento compulsivo da mente nos leva para longe do aqui e agora sem o nosso conhecimento ou consentimento, nós certamente podemos ter problemas como ansiedade, estresse e outros sintomas emocionais.

Semana 4: Simplesmente ser
Ainda que estejamos quietos externamente, na maior parte do tempo o ruído continua em nossa mente, porque ela se encontra ocupada com pensamentos compulsivos, dos quais não temos consciência. É o poder existente por trás do pensar e fazer compulsivo que nos mantém emaranhados em emoções negativas como a depressão, a ansiedade, a raiva e o estresse.

Semana 5: As coisas como elas são
Os sentimentos desagradáveis são uma parte integrante da vida. Por si mesmos, eles podem ser bastante desafiadores. O fato destes sentimentos nos causarem ou não problemas adicionais depende muito da forma como reagimos a eles. Existe uma maneira diferente, mais habilidosa, de reagir ao que é difícil e desagradável na vida, uma maneira que efetivamente oferece um caminho para uma liberdade maior.

Semana 6: Momento a momento
Tudo é impermanente. O que não está aqui e agora não existe. O real simplesmente existe a cada momento no reino do aqui e agora. Os pensamentos podem ser muito convincentes e difíceis de serem encarados apenas como o que são, meros pensamentos. Eles não são os fatos, mesmo aqueles que dizem que são.

Semana 7: Ação correta
Ao agir com discernimento e bom senso, permitindo-se ser você mesmo, de forma autêntica, espontânea, seguindo a voz de seu coração, você percebe que não é o comportamento externo ou algo que tenha acontecido que define a ação correta.

Semana 8: Vivendo Mindfulness
Não é o fim do programa, e sim o início de uma jornada progressiva de descoberta consciente muito mais ampla. Os benefícios colhidos até o presente momento são as sementes plantadas com boa intenção que vão respaldar a sua prática no futuro. A intenção clara é que nos leva a persistir, fazendo com que pratiquemos quer estejamos a fim ou não – sem forçar a nós mesmos, apenas nos lembrando do que verdadeiramente valorizamos.

Apenas 20 vagas por turma

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