Em 2015, 16,1 milhões de americanos relataram ter sofrido uma depressão grave durante o ano anterior, muitas vezes lutando para funcionar enquanto lutavam contra a escuridão e o desespero.

Há um arsenal de tratamentos disponíveis, incluindo psicoterapia e medicamentos antidepressivos, mas o que é deprimente em si é que eles não funcionam para todos os pacientes.

“Muitas pessoas não respondem às intervenções da linha de frente”, disse Benjamin Shapero , professor de psiquiatria da Harvard Medical School (HMS) e psicólogo do Programa de Pesquisa Clínica e Depressão do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) . “A terapia comportamental cognitiva individual é útil para muitas pessoas; medicamentos antidepressivos ajudam muitas pessoas. Mas também é o caso de muitas pessoas não se beneficiarem delas também. Há uma grande necessidade de abordagens alternativas ”.

Shapero está trabalhando com Gaëlle Desbordes , instrutora em radiologia na HMS e neurocientista do Centro Martinos de Imagem Biomédica do MGH , para explorar uma abordagem alternativa: a meditação Mindfulness.

Nas últimas décadas, o interesse público pela prática Mindfulness disparou. Paralelamente, e talvez alimentando, a crescente aceitação popular tem aumentado a atenção científica. O número de ensaios clínicos randomizados controlados – o padrão-ouro para o estudo clínico – envolvendo o Mindfulness saltou de um no período de 1995‒1997 para 11 de 2004‒2006, para impressionantes 216 de 2013‒2015, de acordo com um artigo recente resumindo dados científicos. descobertas sobre o assunto.

Estudos mostraram benefícios contra uma série de condições tanto físicas como mentais, incluindo síndrome do intestino irritável, fibromialgia, psoríase, ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Mas algumas dessas descobertas foram questionadas porque os estudos tinham amostras pequenas ou desenhos experimentais problemáticos. Ainda assim, há um punhado de áreas-chave – incluindo depressão, dor crônica e ansiedade – nas quais estudos bem planejados e bem administrados mostraram benefícios para os pacientes em um programa de Mindfulness, com efeitos semelhantes aos de outros tratamentos existentes.

“Existem algumas aplicações em que a evidência é acreditável. Mas os efeitos não são de forma alguma devastadores ”, disse Desbordes. “Estamos falando de tamanho de efeito moderado, a par com outros tratamentos, não melhor. E então há um monte de outras coisas em estudo com evidências preliminares que são encorajadoras, mas de forma alguma conclusivas. Eu acho que é onde está. Não tenho certeza de que é exatamente assim que o público entende neste momento ”.

O interesse de Desbordes no tópico origina-se da experiência pessoal. Ela começou a meditar como estudante de pós-graduação em neurociência computacional na Universidade de Boston, buscando alívio do estresse e da frustração da vida acadêmica. Sua experiência a convenceu de que algo real estava acontecendo com ela e levou-a a estudar o assunto mais de perto, na esperança de derramar luz suficiente para sustentar a terapia que poderia ajudar os outros.

“Meu próprio interesse vem de ter praticado essas [técnicas de meditação] e as achei benéficas, pessoalmente. Então, sendo um cientista, perguntando ‘Como isso funciona? O que isso está fazendo comigo? e querendo entender os mecanismos para ver se pode ajudar os outros ”, disse Desbordes. “Se quisermos que isso se torne uma terapia ou algo oferecido na comunidade, precisamos demonstrar [seus benefícios] cientificamente”.

A pesquisa de Desbordes usa ressonância magnética funcional (fMRI), que não só tira fotos do cérebro, como uma ressonância magnética regular, mas também registra a atividade cerebral que ocorre durante a varredura. Em 2012, ela demonstrou que mudanças na atividade cerebral em indivíduos que aprenderam a meditar mantêm-se firmes mesmo quando não estão meditando. Desbordes fez exames de antes e depois de sujeitos que aprenderam a meditar ao longo de dois meses. Ela não os escaneou enquanto meditavam, mas enquanto realizavam tarefas cotidianas. Os exames ainda detectaram mudanças nos padrões de ativação cerebral dos indivíduos desde o início até o final do estudo, a primeira vez que essa mudança – em uma parte do cérebro chamada amígdala – foi detectada.

RM funcional (esquerda) mostrando ativação na amígdala quando os participantes estavam assistindo imagens com conteúdo emocional antes de aprender meditação. Após oito semanas de treinamento em meditação de atenção consciente (direita), observe que a amígdala é menos ativada após o treinamento de meditação. Cortesia de Gaelle Desbordes

 

Em seu trabalho atual, ela está explorando os efeitos da meditação nos cérebros de pacientes clinicamente deprimidos, um grupo para o qual estudos mostraram que a meditação é eficaz. Trabalhando com pacientes selecionados e selecionados por Shapero, Desbordes está realizando exames de ressonância magnética funcional antes e depois de um programa de oito semanas de Mindfulness

Durante as varreduras, os participantes completam dois testes, um que os encoraja a se tornarem mais conscientes de seus corpos, concentrando-se em seus batimentos cardíacos (um exercício relacionado à meditação mindfulness) e o outro pedindo-lhes para refletir sobre frases comuns na auto-vibração pacientes deprimidos, como “eu sou um perdedor”, ou “eu não posso continuar”. Depois de uma série de tais comentários, os participantes são solicitados a parar de ruminar as frases e os pensamentos que desencadeiam. Os pesquisadores medem a rapidez com que os sujeitos podem se desvencilhar dos pensamentos negativos, normalmente uma tarefa difícil para os deprimidos.

Desbordes faz parte de uma comunidade de pesquisadores de Harvard e de suas instituições afiliadas que, nas últimas décadas, tem revelado se e como a meditação funciona.

Outros pesquisadores do MGH também estão estudando os efeitos da meditação no corpo, incluindo Sara Lazar, que em 2012 usou fMRI para mostrar que os cérebros dos sujeitos se tornaram mais espessos após um curso de meditação de oito semanas. O trabalho está em andamento no Instituto Benson-Henry do MGH ; no HMS e no Centro Osher de Medicina Integrativa de Brigham e Women’s Hospital ; na Cambridge Health Alliance, afiliada a Harvard, onde Zev Schuman-Olivier dirige o Center for Mindfulness and Compassion ; e entre um grupo de quase uma dúzia de investigadores em Harvard e outras instituições nordestinas, incluindo Desbordes e Lazar, que estão colaborando através do Mindfulness Research Collaborative .

Entre os desafios que os pesquisadores enfrentam está a definição do Mindfulness em si. A palavra veio descrever uma prática baseada na meditação cujo objetivo é aumentar o sentido de estar no presente, mas também tem sido usado para descrever um estado não-democrático no qual os sujeitos deixam de lado suas distrações mentais para prestar mais atenção ao aqui e agora, como no trabalho da psicóloga de Harvard Ellen Langer.

Outro desafio envolve a triagem das muitas variações da prática meditativa.

A exploração científica recente concentrou-se principalmente na prática secular da meditação mindfulness, mas a meditação também é um componente de várias tradições religiosas antigas, com variações. Mesmo dentro da comunidade praticando meditação mindfulness, há variações que podem ser cientificamente significativas, como quantas vezes meditamos e por quanto tempo as sessões são. A própria Desbordes tem interesse em uma variação chamada meditação da compaixão, cujo objetivo é aumentar o cuidado com as pessoas à nossa volta.

Em meio a essa variação, um curso de oito semanas de redução do estresse baseado em mindfulness, desenvolvido na década de 1970 por Jon Kabat-Zinn, no Centro Médico da Universidade de Massachusetts, tornou-se uma espécie de padrão clínico e científico. O curso envolve sessões de treinamento em grupos semanais de duas ou duas horas e meia, 45 minutos de trabalho diário por conta própria e um retiro de um dia. A terapia cognitiva baseada na atenção plena usada no trabalho atual de Desbordes é uma variação desse programa e incorpora elementos da terapia cognitivo-comportamental, que envolve a terapia da fala eficaz no tratamento da depressão.

Em última análise, Desbordes disse que está interessada em provocar apenas que, a meditação mindfulness, pode funcionar contra a depressão. Se os pesquisadores puderem identificar quais elementos são eficazes, a terapia pode ser refinada para ter mais sucesso. Shapero também está interessado em usar o estudo para refinar o tratamento. Como alguns pacientes se beneficiam da meditação da atenção plena e outros não, ele gostaria de entender melhor como diferenciar os dois.

“Uma vez que sabemos quais ingredientes são bem-sucedidos, podemos fazer mais disso e menos, talvez, das partes que são menos eficazes”, disse Desbordes.

Fonte: harvard.edu

©2018 Mais Consciente - Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

X