O dia de rompimento estava brilhando com o zumbido da natureza cuidando de seus negócios. Inspirando, senti-me acordado pela delicada mordida do ar da primavera. Expirando, senti meu hálito quente subir como uma oração matinal. Não havia nada especial acontecendo, apenas suavemente borbulhando quietude e beleza ao redor. Um momento de paz. Senti-me grata por estar presente e perceber.

O que significa ser grato? Felizmente, isso não significa convencer-se de alguma noção falsa de que tudo está bem e bonito. Viver sua vida com gratidão significa escolher concentrar seu tempo e atenção naquilo que você aprecia. O objetivo não é bloquear as dificuldades, mas abordar essas dificuldades de uma perspectiva diferente. A apreciação nos amolece. Acalma as nossas mentes turbulentas, ligando-nos às coisas maravilhosamente comuns, grandes e pequenas, que de outra forma podemos tomar como garantidas.

Vá em frente e tenha gratidão por um giro agora mesmo. Pense em qualquer coisa em sua vida que você possa se sentir grato: aquele motorista que cedeu quando você percebeu que estava na pista errada, o fato de que o sol nasceu esta manhã, qualquer qualidade em si que você admira. Quando você é grato, como o seu corpo responde? Existe uma sensação de leveza? Formigamento? Calor? De que maneira expressar gratidão muda sua perspectiva? Pode haver uma conexão entre gratidão e felicidade?

A gratidão pode nos ajudar a ver que nem tudo é terrível – nem o tempo todo. Praticar gratidão pode manter nossos corações abertos para a ternura em nossas experiências diárias. Há tantas coisas pelas quais ser grato. Tome árvores, por exemplo. As árvores fornecem frutas e abrigo gratuitamente e até se oferecem como ginásios de escalada para os jovens, os idosos e o que você está pensando em descer de lá Nana! Os reinos selvagens de plantas e animais são exuberantes, coloridos e extravagantes. Estamos cercados de abundância e, ainda assim, descuidadamente girando em direção ao piloto automático, perdendo de vista as maravilhas nutritivas da vida.

O mesmo acontece com as pessoas. Alguma vez você já pegou as meias de outra pessoa, ou ficou até tarde no escritório para ajudar, ou abriu uma porta para um estranho, ou deixou alguém ter o controle remoto? Quando ninguém se incomoda em lhe agradecer, como se sente? E quem você não agradece? Lembre-se: Oferecer nossa gratidão uns aos outros é uma maneira poderosa de fortalecer e até consertar laços emocionais. Tente. É grátis.

Oferecer nossa gratidão uns aos outros é uma maneira poderosa de fortalecer e até mesmo consertar laços emocionais.

À medida que cultivamos uma maior apreciação pelo que está ao nosso redor, podemos incluir ser gratos pelo que está dentro de nós. Podemos nos deliciar e sentir gratidão por nossos talentos e forças únicas. Talvez você tenha um jeito de fazer as pessoas rirem ou de ser um ouvinte astuto. Ou talvez você possa agradecer a si mesmo por simplesmente sair da cama e passar o dia todo. Podemos ser gratos por termos um coração, uma mente e a sabedoria para saber viver com bondade e compaixão.

Aqui estão algumas dicas simples de gratidão que você pode tentar começar agora mesmo:

1. Diga “obrigado!” Quem não quer ser apreciado por seus esforços? Dizer obrigado pode ser um presente e um que também é muito bom!

2. Lembre-se do que você mais aprecia. Quando estiver se sentindo deprimido, tire um momento e anote algumas coisas que despertem gratidão em você, como:

  • O prazer do sol da primavera
  • Uma música ou arte estimulante
  • Uma refeição deliciosa ou nutritiva
  • O riso de uma criança, um sorriso doce de estranho, um momento compartilhado de alegria

3. Preste atenção às suas emoções. Descreva o mais detalhadamente possível como seu corpo se sente quando você expressa gratidão. Quais emoções acompanham esses sentimentos borbulhantes? Que tipo de pensamentos você percebe? Quando você começa a se voltar com mais frequência para as coisas que aprecia, o mundo se abre cada vez mais para revelar que sempre há alguma coisa pequena pela qual você pode ser grato.

Fonte: Revista Mindful

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