In Company

Esta modalidade tem por objetivo levar ao ambiente corporativo, de forma personalizada, práticas de promoção do bem-estar, que resultam em benefícios para os negócios. As técnicas aplicadas reduzem o stress e a ansiedade, aperfeiçoam os relacionamentos e melhoram o bem-estar físico e psicológico, impactando positivamente nos negócios.

Existe um grande número de pesquisas sobre a prática de Mindfulness dentro de organizações. Historicamente, as empresas têm sido reticentes em adotar treinamentos e uma cultura de Mindfulness, por acreditarem se tratar de algo superficial, esotérico ou espiritual. Para pontuar o diferencial promovido com a adoção da técnica, a seguir estão listados alguns estudos que demostram parte dos diversos benefícios da prática dentro de corporações.

Os números abaixo mostram uma média dos resultados de pesquisas realizadas com empresas antes e depois dos treinamentos em Mindfulness. Os estudos científicos e relatórios de negócios expostos concentram-se quase exclusivamente em Mindfulness, em vez de meditação mais amplamente. Deve-se notar que levantamentos sobre a técnica, no que se refere aos negócios, estão apenas começando a emergir.

Intel lança programa de atenção plena
Referência: The Guardian ( fonte )
Awake @ Intel é um programa de Mindfulness que a Intel planeja disponibilizar a mais de 100 mil funcionários em 63 países. Até a data de divulgação, 1.500 colaboradores participaram do programa, tendo completado 19 sessões. Os resultados até agora: “Em média, os participantes que responderam a questionários pré e pós-auto avaliação relataram uma diminuição de 2 pontos (numa escala de 10 pontos) em experimentar stress e sentir-se sobrecarregado, um aumento de 3 pontos na felicidade geral e bem-estar, e um aumento de 2 pontos em ter novas ideias e insights, clareza mental, criatividade, capacidade de se concentrar, qualidade das relações no trabalho e no nível de envolvimento em reuniões, projetos e esforços de colaboração.”

Na Aetna, a gestão do CEO por mantra
Refrência: The New York Times ( 
fonte )
Na seguradora de saúde americana Aetna, cerca de 15 mil funcionários participaram de pelo menos uma aula de ioga ou meditação. Os que tem praticado apontam, em média, uma redução de 28% nos níveis de estresse, uma melhoria de 20% na qualidade do sono e 19% de redução com relação a dores. Eles também se tornam mais eficazes no trabalho, ganhando uma média de 62 minutos por semana de produtividade cada, que Aetna estima valer 3 mil dólares por funcionário por ano. Para além destes benefícios, as reivindicações médicas caíram 7,3% em 2012, totalizando uma economia de 9 milhões de dólares para a empresa.

A mente do negócio
Referência: The Financial Times (fonte)
O fabricante multinacional General Mills teve mais de 500 funcionários que participaram do programa de Liderança Consciente, criado pela vice conselheira-geral da empresa. De acordo com dados relatos pela companhia, após um dos cursos de sete semanas, 83% dos participantes disseram que estavam “tomando tempo a cada dia para otimizar a produtividade pessoal”, 23% a mais do que antes do curso. 82% disseram que tomam tempo para eliminar tarefas com valor produtivo limitado, 32% a mais do que antes do curso. E entre altos executivos que participaram do curso, 80% relataram uma mudança positiva na capacidade para tomar decisões melhores, enquanto 89% disseram que se tornaram melhores ouvintes”.

Por que Mindfulness faz milagres?
Referência: L & D Professional ( 
fonte)
O escritório global de advocacia Herbert Smith Freehills (HSF), com cerca de 5 mil funcionários, foi a primeira empresa a lançar um programa de atenção plena na indústria jurídica australiana. Cerca de 200 funcionários da companhia passaram pelo programa de 6 semanas Mindfulness nos últimos 14 meses. Alguns dos resultados relatados incluem um aumento de 12% de foco; um aumento de 10% no desempenho; um aumento de 10% na eficiência; um aumento de 17% no equilíbrio trabalho/vida e 11% de aumento na capacidade de comunicação dos profissionais”.

Mindfulness pode literalmente mudar seu cérebro
Referência: Harvard Business Review 
fonte )
Em 2015, uma equipe de cientistas da Universidade de British Columbia e da Universidade de Tecnologia de Chemnitz foram capazes de reunir dados de mais de 20 estudos para determinar quais áreas do cérebro são constantemente afetadas por treinamento da mente. Eles identificaram pelo menos 8 regiões diferentes. Os neurocientistas mostraram também que a prática de Mindfulness afeta áreas do cérebro relacionadas com a percepção, consciência corporal, tolerância à dor, regulação da emoção, introspecção, pensamento complexo e senso de si mesmo.

©2018 Mais Consciente - Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

X