À medida que a sociedade se torna mais consciente do impacto adverso que o estresse diários têm na saúde e na felicidade, mais pessoas recorrem ao mindfulness e à meditação como formas de autocuidado. Mindfulness envolve conscientemente atender às nossas experiências – nossos pensamentos, sentimentos, sensações ou arredores – com interesse e bondade. Muitas vezes vivemos no piloto automático, reagindo rapidamente e não pensando sobre o impacto que nossas ações e palavras exercem sobre nós mesmos e sobre os outros, em ambientes pessoais e profissionais.

Para algumas profissões, praticar a atenção plena pode ser uma ferramenta importante e poderosa. Isto é especialmente verdadeiro na enfermagem, pois pode fornecer um antídoto saudável para o que pode ser um trabalho estressante. Todos os dias, as enfermeiras prestam apoio crucial aos pacientes, consolam as famílias e dão boas-vindas a novas vidas no mundo. Como enfermeira do hospital há mais de 20 anos, sei que é preciso muita compaixão e força emocional para navegar no ambiente de trabalho acelerado e frequentemente de alto estresse dessa vocação exigente.

Para equilibrar esses estressores e ajudar os cuidadores a enfrentar e lidar com situações que podem ser emocionalmente desafiadoras às vezes, a Dignity Health incentiva os enfermeiros a praticar a atenção plena para permitir mais conexão e bondade humana. Essa prática ajuda os enfermeiros a se concentrarem em cuidar de si mesmos e melhorar sua própria saúde e bem-estar para que possam estar mais presentes e no momento em que estiverem com os pacientes.

Uma maneira que nós, da Dignity Health, somos capazes de criar mais atenção é através do nosso programa “Pausa Reflexiva”, que incentiva os enfermeiros a reservar alguns minutos por dia para refletir e renovar. Isso pode ser feito indo para uma caminhada, sentado no jardim de cura do hospital, desfrutando de uma xícara de café ou apenas reunindo os pensamentos antes de entrar no quarto de um paciente. Esses momentos permitem que nossa equipe respire profundamente, volte a centrar, volte a focalizar e limpar suas mentes.

Pessoalmente, eu gosto de encorajar os enfermeiros a respirar de forma clara e consciente antes de abrir uma porta para o quarto de um paciente, pegar o telefone para ligar para um colega ou iniciar uma nova tarefa. Isso permite que eles se tornem mais presentes e passem seus dias com integridade e intenção. Tomar esses poucos segundos para se tornar consciente de sua respiração pode ajudá-los a se sentirem mais ancorados e, por sua vez, facilitarem as conexões de cura com os outros.

Outro dia, uma enfermeira contou-me uma história sobre como uma colega estava insatisfeita com uma determinada tarefa que lhe foi dada. Ela me disse que, em vez de jogar na negatividade de seu colega, ela usava seu treinamento de habilidades de consciência e compaixão para adotar uma abordagem diferente. Ela ativamente e conscientemente mudou para o pensamento positivo e saiu do seu caminho para apoiar sua colega enfermeira enquanto ela navegava na tarefa em mãos. Essa atenção plena e mudança de perspectiva ajudaram seu colega a se sentir mais apoiado naquele dia e melhoraram ambos os dias.

Em um hospital da Dignity Health, as enfermeiras de telemetria iniciam cada turno com um “encontro de mindfulness” de dois minutos para ajudar a equipe a se concentrar no dia seguinte. Durante esse amontoado, eles também se reconhecem pelo trabalho bem feito e concordam com uma frase motivacional que os levará ao longo do turno. Este encontro pré-turno prepara os enfermeiros para lidar melhor com situações estressantes e para se sentirem mais conectados com seus pacientes e colegas.

Mas não são apenas as enfermeiras que podem se beneficiar da atenção plena. Todos podemos aprender uma lição com essa prática. Mindfulness ajuda você a cuidar de si mesmo primeiro para que possa cuidar melhor dos outros. Isso não se aplica apenas à medicina. Todos os dias, todos nós fazemos conexões com nossos amigos, familiares, colegas de trabalho e até estranhos nas ruas. Como nós interagimos com eles vem de dentro. Ter tempo para cuidar de nós mesmos, aquietar nossas mentes e focar em um momento, pode nos ajudar a nos conectar melhor com nós mesmos e com os outros, tornando-nos mais saudáveis ​​e felizes.

Quando praticamos mindfulness, isso pode melhorar nossas próprias vidas e as vidas daqueles que nos rodeiam. Dignidade A saúde está criando um movimento nos cuidados de saúde, trabalhando para liberar o poder de cura da humanidade.

Fonte: huffpostbrasil

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