Aqueles que aprendem as técnicas costumam dizer que sentem menos estresse…

Em uma noite fria de inverno, seis mulheres e dois homens sentaram-se em silêncio em um escritório perto da Harvard Square, praticando a meditação Mindfulness.

Sentados, de olhos fechados, com as palmas das mãos apoiadas no colo, os pés apoiados no chão, ouviram enquanto a instrutora Suzanne Westbrook os guiava para se concentrar no presente, prestando atenção às sensações corporais, pensamentos, emoções e especialmente a respiração.

“Nossa mente vagueia o tempo todo, seja revisando o passado ou planejando o futuro”, disse Westbrook, que antes de se aposentar em junho passado era um médico de medicina interna que cuidava de estudantes de Harvard. “A atenção plena ensina a habilidade de prestar atenção ao presente percebendo quando sua mente se desvia. Volte para a sua respiração. É um lugar onde podemos descansar e acalmar nossas mentes.

A aula que ela ensinou fazia parte de um programa de oito semanas destinado a reduzir o estresse.

Estudos dizem que oito entre 10 americanos experimentam estresse em suas vidas diárias e têm dificuldade em relaxar seus corpos e acalmar suas mentes, o que os coloca em alto risco de doenças cardíacas, derrame e outras doenças. Da miríade de ofertas destinadas a combater o estresse, do exercício à ioga e à meditação, a meditação da atenção plena se tornou a mercadoria mais quente no universo do bem-estar.

Modelado após o programa Mindfulness-Based Stress Reduction, criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn para ajudar a combater o estresse, a dor crônica e outras doenças, os cursos de mindfulness podem ser encontrados em locais que vão de escolas a prisões e equipes esportivas . Até mesmo o Exército dos EUA adotou recentemente para “melhorar a resiliência militar”.

Harvard oferece várias aulas de mindfulness e meditação, incluindo um retiro de férias de primavera realizado em março para estudantes através do Center for Wellness e Health Promotion . O Escritório do Trabalho / Vida oferece programas para gerentes e funcionários, bem como sessões semanais de meditação no campus, recursos de meditação guiada on-line e até mesmo uma linha telefônica de meditação.

“Fomos encarregados de encontrar maneiras para a comunidade lidar com o estresse. E, ao mesmo tempo, muita pesquisa foi lançada sobre os benefícios da atenção plena e da meditação ”, disse Jeanne Mahon, diretora do centro de bem-estar. “Continuamos oferecendo mindfulness e meditação por causa do feedback. As pessoas apreciam ter a chance de auto-reflexão e aprender sobre novas maneiras de se relacionar consigo mesmas. ”

Mais de 750 estudantes participaram de programas de mindfulness e meditação desde 2012, disse Mahon.

Parte do apelo da atenção plena está no fato de ser secular. Os monges budistas usaram exercícios de atenção plena como formas de meditação por mais de 2.600 anos, vendo-os como um dos caminhos para a iluminação. Mas no programa Mindfulness-Based Stress Reduction, mindfulness é despojado de conotações religiosas.

Mark Dennis (da esquerda), Kelly Romirowsky e Ayesha Hood praticam meditação. Metta McGarvey (não ilustrado) ensina a prática da atenção plena, uma oficina para educadores dentro do Centro de Conferências Gutman. Kris Snibbe / Harvard Staff Photographer.

A popularidade da conscientização foi reforçada por um crescente corpo de pesquisas mostrando que ela reduz o estresse e a ansiedade, melhora a atenção e a memória e promove a autorregulação e a empatia. Há alguns anos, um estudo de Sara Lazar , neurocientista e professora assistente de psicologia na Harvard Medical School (HMS) e assistente de pesquisa em psiquiatria no Massachusetts General Hospital, foi o primeiro a documentar que a meditação mindfulness pode mudar a massa cinzenta do cérebro. regiões cerebrais ligadas à memória, ao sentido do self e à regulação das emoções. Uma nova pesquisa feita por Benjamin Shapero e Gaëlle Desbordes está explorando como a atenção plena pode ajudar a depressão .

O pioneiro da pesquisa científica sobre meditação, Herbert Benson , exaltou seus benefícios no corpo humano – redução da pressão arterial, frequência cardíaca e atividade cerebral – em 1975. Ele ajudou a desmistificar a meditação chamando-a de “resposta de relaxamento”. Benson é diretor emérito do Instituto Benson-Henry para Medicina do Corpo Mental no Massachusetts General Hospital e Mind / Body Medicine Distinguished Professor of Medicine na HMS.

Na década de 1980, a atenção ainda não se tornara um termo da moda, lembra Paul Fulton, um psicólogo clínico que pratica o Zen e a meditação de insight (vipassana) há mais de 40 anos. Em meados da década de 1980, quando ele estava trabalhando em sua tese de doutorado sobre a natureza do “eu” entre os monges budistas, falar de atenção plena em um contexto médico entre os cientistas era “desonroso”, lembrou ele.

“Gradualmente, por causa da pesquisa, tornou-se chique, não mais desonroso”, disse Fulton, professor de psicologia do Departamento de Psiquiatria da HMS e co-fundador do Instituto de Meditação e Psicoterapia . “E agora você não pode pisar fora da casa sem ser atacado pela atenção plena.”

Melanie Denham, treinadora da equipe de rúgbi feminino de Harvard, participou recentemente de uma oficina de mindfulness, intrigada com a idéia de incorporar as técnicas ao regime de treinamento de seus jogadores para ajudá-las a lidar com as pressões de “expectativa e desempenho”.

“Dentro e fora da sala de aula, esses estudantes-atletas estão imersos em uma cultura altamente competitiva”, disse Denham. “Isso é estressante. Esse tipo de treinamento pode desenvolver uma mente mais habilidosa e um senso de foco e bem-estar que pode ajudá-los a manter melhor o controle e a consciência de seus pensamentos, emoções e presença no momento. ”

O crescente interesse no campo se reflete no catálogo de cursos de Harvard. Nesta primavera, Lazar está ensinando “Neurociência Cognitiva da Meditação”, Ezer Vierba conduz um curso de calouros expositivo sobre “Budismo, Atenção Plena e Mente Prática”, e Metta McGarvey ensina “Atenção Plena para Educadores” na Escola de Pós – Graduação em Educação .

Devido à alta demanda, McGarvey, doutora em desenvolvimento humano e psicologia, ministra um workshop de três dias para educadores. Oferece ferramentas para aprimorar seu trabalho e seu foco por meio de práticas de respiração e exercícios de autocompaixão.

“Muitos deles estão trabalhando em ambientes realmente difíceis, com todos os tipos de pressão”, disse McGarvey. “As taxas de burnout em alguns dos ambientes mais desafiadores são muito altas”.

Ayesha Hood, um policial de Baltimore que está interessado em administrar uma creche, compareceu à oficina da McGarvey no outono passado e achou útil. “Como policial, eu vivo em alta tensão e, como funcionário público, tenho tendência a me negligenciar”, disse ela. “Eu quero me acalmar e estar consciente sobre isso.”

Christine O’Shaughnessy , ex-executiva de banco de investimentos que conduziu workshops em Harvard, disse: “O dia todo somos bombardeados com mídias sociais, colegas, trabalho, crianças, etc. Não temos tempo para gastá-lo em reflexões silenciosas. Mas se você praticar pelo menos uma vez por dia, terá um dia melhor. ”

Para os céticos que ainda veem mindfulness como um hippie-poppycock, O’Shaughnessy tem quatro palavras: “Experimente”. Quando ela se inscreveu para um workshop de atenção plena em 1999, ela disse que também era cética. Mas uma vez que ela percebeu que estava ficando mais calma e menos estressada, ela se converteu. Ela finalmente largou o emprego e se tornou uma instrutora de mindfulness. (Ela lançou recentemente um aplicativo de meditação gratuito .)

“Fazer mindfulness é como uma rotina de exercícios para o cérebro”, disse ela. “Isso mantém o seu cérebro saudável”.

Praticantes de mindfulness admitem que a prática pode oferecer desafios. Requer consistência porque seus efeitos podem ser mais bem percebidos ao longo do tempo e disciplina para treinar a mente errante a continuar voltando ao presente, sem julgamento. Um estudo de 2014 disse que muitas pessoas preferem aplicar eletrochoques a si mesmas do que ficar sozinha com seus pensamentos. Outro estudo mostrou que a maioria das pessoas acha difícil se concentrar no presente e que a perambulação da mente pode levar ao estresse e até ao sofrimento.

Apesar da crescente aceitação da atenção plena, muitas pessoas ainda pensam que a prática envolve esvaziar suas mentes, fazer mini-cochilos ou entrar em transe. Iniciantes muitas vezes adormecem, sentem-se desconfortáveis, lutam com pensamentos ou emoções difíceis e ficam entediados ou distraídos. Os adeptos recomendam praticar o processo em um grupo com um instrutor.

Após a sessão de treinamento liderada por Westbrook, uma participante disse que não conseguia parar de pensar sobre o que era para o jantar durante a prática de meditação; outros concordaram com a cabeça. Westbrook a tranquilizou, dizendo que a atenção plena não é sobre deter pensamentos ou emoções, mas sim notá-los sem julgamento. O mindfulness cria resiliência e consciência para ajudar as pessoas a aprenderem a subir e descer na vida e a viver vidas mais felizes e saudáveis, disse Westbrook, que, após ajudar a curar os corpos de milhares de pacientes em 36 anos como médico, planeja dedicar sua segunda carreira para cuidar dos espíritos e almas das pessoas, talvez como um capelão.

“A atenção plena não é sobre ser positiva o tempo todo ou um tipo de felicidade chiclete – la, la, la”, disse ela. “É sobre perceber o que acontece momento a momento, o fácil e o difícil, e o doloroso e o prazeroso. É sobre construir um músculo para estar presente e despertar em sua vida. ”

Fonte: harvard.edu

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